Guia Lire

#Conhecendo a Lire:
Idade: 15 anos.
Origem: Eruell.
História: Os elfos são conhecidos por serem pacíficos e não se envolverem com os assuntos mundanos dos seres humanos - como guerras, por exemplo. Mesmo carregando a fama de exímios arqueiros, procuram canalizar suas habilidades para a arte da preservação da natureza - até que alguém comece a afetar o meio ambiente.
Quando a magia negra de Cazeaje começou a afetar a fauna e flora de Eruell, os anciões decidiram que algo deveria ser feito. Cooperando com os seres humanos da grande caçada (Grand Chase), os Elfos logo demonstraram grande valor em combate. Lire é uma delas.
Texto retirado do site Grand Chase Brasil.
Estive empenhado em mais pesquisas, mas não encontrei nada mais relacionado à história da Lire




#Um pouco sobre a personagem:

Lire tem com sua principal caracteristica o seu alcance. Disparando flechas e podendo causar grandes danos mesmo sem se aproximar de seus alvos.
Sua capacidade de ataque é extremamente alta, o que leva a pecar em sua defensiva, tornando Lire uma presa fácil depois que encurralada. Com grandes habilidades, este personagem pode ser usado para suporte (travando seus adversários) e para causar grandes danos com seus ataques mágicos extremamente poderosos.







Arqueira

#Falas da Arqueira:

Entrada:
"Elen silá lumen'otielvo" - "Uma estrela brilha no momento de nosso encontro"..

Provocar:
"Cormacolindor Chualet - "Meu coração canta para lhe ver".

Counter:
Texto élfico não disponivel.

No Fatal:
"Ganarrah, Gamuvah, Tienani" - "Me sinto muito cansada".

Vitória:
"Eterre Namárië" - "Vá com Deus".




#O tiro certeiro da natureza, a Arqueira:
Análise do jogo:

Grand Chase


Arqueira: usa disparos em ângulo, atingindo os oponentes à distância. Seu salto duplo permite escapar rapidamente.’



Análise divina, como realmente é a Arqueira:
Essa classe é uma das mais temidas do Grand Chase, suas habilidades são altamente destrutivas, munidas de velocidade e com um dano extremamente alto, tornando a Arqueira uma das classes mais odiadas do jogo.

 Essa personagem é marcada pelo alcance. A Arqueira utiliza diversas habilidades que servem tanto para causar danos altíssimos em seus oponentes como dar suporte aos seus aliados de batalha. Uma arqueira atordoa seus inimigos, confundindo-os e os mantendo imóveis, enquanto seus aliados desferem os danos finais, acabando com o time adversário. Além dessas habilidades de suporte, as arqueiras tem danos altos em seus combos, seus talentos lhe proporcionam velocidade e dano em seus ataques comuns.

 Uma arqueira tem a capacidade de fazer gigantescos estragos em seus adversários, levando isso em conta, é sempre perseguida, onde precisa sempre andar em companhia, preservando sua vida para que possa dar danos avassaladores no time inimigo.

Seus ataques mágicos (MP) podem tanto travar seus oponentes, para combos maiores, ou tanto desferir altíssimos danos que por vezes são fatais.

 A mobilidade é uma das maiores chaves para uma boa arqueira. Esta classe possui o pulo duplo e corrida no pulo: isso lhe da à possibilidade de fugir e manter a distância do seu alvo, o que deve ocorrer sempre, pois uma arqueira usa todas as suas artimanhas para vencer a batalha sem ao menos deixar seu adversário aproximar-se.

 O lado fraco da Arqueira, seu calcanhar de Aquiles, é sua baixa defensiva. Se suas barreiras forem quebradas, uma arqueira deve ter em mente que a primeira e única opção é se distanciar do atacante, usando seus ataques mágicos para trava-los e agarrar assim que possível, lhe dando tempo para tomar distância e armar novas armadilhas.

 Conservar MP em uma batalha é fundamental, porque os inimigos tentarão lhe pegar por cima ou por baixo, e caso consigam, a arqueira deve estar preparada para sacrificar seu MP em troca da sobrevivência no jogo, e é claro, retomar a distância.

Arqueira em missão tem altos danos, seu combo quase é fatal quando é usado pelas costas do alvo. Sua maior aliada é a magia ‘Estrelas Cadentes’. Quando usada a algumas casas abaixo do chefe da missão, pode tirar muitas barras de seu HP, em alguns casos pode até matar. Esta magia também tem um altíssimo "kill mob", podendo limpar alguns mapas por completo com o uso centralizado da habilidade.

Outra habilidade indispensável em missão é Tiro de Fogo, uma mão na roda de baixo custo de MP quando seus inimigos estão com a propriedade Bloqueio. Esta habilidade também lhe da maior número de combos, graças a suas chamas liberadas ao chore do projétil, assim, conseguindo pontuação "Perfect" facilmente em missões.
#Atributos:
Alcance: Extremo.
Mobilidade: Alta.
Ofensiva: Extremo.
Velocidade de tiro: Alta~Extremo.
Velocidade de movimento: Alta.
Defensiva: Média.
Dano: Extremo.
Suporte: Alto.
Recursos:  Alto.
Palavras que a descrevem: Alcance, dano e suporte.



Caçadora
#Falas da Caçadora:
Entrada:
Texto élfico não disponivel.

Provocar:
"Cormacolindor Chualet - "Meu coração canta para lhe ver".

Counter:
Texto élfico não disponivel.

No Fatal:
"Ganarrah, Gamuvah, Tienani" - "Me sinto muito cansada".

Vitória:
"Eterre Namárië" - "Vá com Deus".



#A floresta está em paz, a Caçadora:
Análise do jogo:

Grand Chase
Caçadora: Dispara chuvas de setas para manter seus inimigos longe. Pode planar no ar, enquanto dispara para todos os lados.



Análise divina, como realmente é a Caçadora:

A Caçadora, segunda classe da Lire, tem como marco a sua grande quantidade de flechas lançadas por segundo. Estas flechas possuem um dano baixo, porém, travam incomparavelmente seus adversário, de tal forma que nenhuma outra classe tem tanta facilidade em bloquear seus inimigos como uma Caçadora. Esta é a sua função principal.

 A velocidade da Caçadora é alta para disparar suas setas, mas sua mobilidade depende altamente de plataformas para que a caçadora possa se movimentar pelo campo. Ela é lenta, mas isso não atrapalha sua defensiva ou esquiva.

 Sua corrida lhe permite ultrapassar seus inimigos, e, juntamente com o ataque na corrida, podem derrubar ou travar seus adversários, assim lhe dando tempo para ganhar distância e armar novas estratégias. Uma caçadora deve se manter o inimigo em seu campo de visão, para que possa antecipar seus movimentos e conseguir escapar ou revidar, até mesmo porque suas flechas possuem um alcance limitado.

A caçadora tem uma grande diferença em lutas de alto e baixo nível, talvez a maior diferença entre as outras classes da Lire. Em lutas de nível baixo, sua MP1 (Furacão) tem um dano bom e pode certamente causar grandes ferimentos quando usada frequentemente. Sua MP2 (Dança de Flechas) tem um dano médio, mas pode dar alguns 'Counters' em personagens que estejam espalhados pelo mapa, já sua MP3(Caçada Aérea) tem um dano razoavel, porém baixo para uma MP3, matando exclusivamente quando ocorrem críticos, e é claro, quando é acertada completamente, e esta façanha é um tanto dificil, por isso deve se ter bom conhecimento de espaço para que seja bem aplicada e consiga escapar de possiveis combos, pois ela lhe deixa extremamente vulneravel caso a erre.


 Já em lutas de níveis altos, apenas duas de suas MPs são realmente úteis: Furacão e Naranta, assim requirindo da Caçadora uma grande habilidade para utilizar combos e grabs, abusando de críticos. Sua MP1 (Furacão) tem um dano ótimo dano se aplicada de perto, quanto mais flechas atingirem o oponente maior o dano, claro que isso não é recomendado contra classes que possuem Berserk. Sua MP2 (Dança de Flechas) é considerada nula, um dano extremamente baixo e que ativa facilmente um Berserk. Sua MP3 (Caçada Aérea) tem um dano extremamente baixo para uma MP3, mesmo quando atinge completamente o alvo, não chega a matar, tirando um pouco mais que metade da vida de seus adversários. Nestes casos, Narantá seria realmente a MP mais utilizada para desferir dano, mas sua possibilidade de counter as vezes atrapalha o processo.

O ponto fraco desta classe é a facilidade de ativar o berserk de diversas classes, assim sendo altamente prejudicial ao time caso haja algum personagem com estas habilidades no time adversário. Outro ponto fraco é que apenas Narantá e sua agarrada não utilizam flechas, o que dificulta muito a luta contra personagens que defendem flechas, pois as setas da caçadora possuem um dano baixo. Nessas lutas, Narantá e sua agarrada serão seus únicos ataques que causarão 100% de dano, enquanto que todos os outros podem ser defendidos.

 Sua agarrada é muito peculiar, tem o maior alcance entre todos os outros do jogo, mas por precisar ser aplicado exclusivamente no chão, ela requer muita experiência, noção de tempo e limite.

 Em missão, a caçadora disfere danos contínuos com seu combo rápido, travando seus adversários sem deixar que possam se mover. Sua harpia tem um dano satisfatório em missão, mas não é uma classe que complete muito rápido algumas missões, já que não possui ataques em área, como Arqueira ou Guardiã.


#Atributos:
Alcance: Alto.
Mobilidade: Média.
Ofensiva: Média~Alta.
Velocidade de tiro: Extrema.
Velocidade de movimento: Média.
Defensiva: Alta.
Dano: Baixo~Médio.
Suporte: Extremo.
Recursos:  Alto.
Palavras que a descrevem: Alcance, velocidade de tiro e suporte.





Guardiã


#Falas da Guardiã:

Entrada:
"Elen silá lumen'otielvo" - "Uma estrela brilha no momento de nosso encontro"..

Provocar:
"Cormacolindor Chualet - "Meu coração canta para lhe ver".

Counter:
Texto élfico não disponivel.

No Fatal:
Não possui fala.

Vitória:
Apenas ri.






#O passo divino, a Guardiã:
Análise do jogo:

Grand Chase
Guardiã: Seu arco grande permite disparos poderosos para frente. As corridas podem fazer com que ela escape imediatamente dos oponentes.


Análise divina, como realmente é a Guardiã:


A Guardiã, terceira classe da Lire, tem como grande marco seu altíssimo dano, usando uma Balista, um arco gigantesco que dispara flechas de tamanhos proporcionais ao seu “arco”.

 A Guardiã tem uma grande mobilidade, talvez uma das classes mais rápidas da Lire. Suas flechas voam rapidamente, porém a velocidade com que ela as dispara é um tanto baixa. Sua maior velocidade está em seu "Guan", que é o ato de pular e soltar uma flecha em direção diagonal para baixo que podem atingir facilmente com grande dano seus adversários. As Guardiãs procuram sempre se manter sobre as plataformas para poder usar este movimento.

 Guardiã é uma das classes mais famosas da Lire, e, por ter um altíssimo dano e uma velocidade também alta se tornou popular desde seu lançamento. Sua primeira barra de MP, Flecha de Luz, atravessa todo o mapa e não para quando bate em alguém, o que permite pegar fileiras de inimigos. Esta magia quase sempre quebra o "Counter" dos adversários, e possibilitando uma agarrada no final de sua execução. É uma das grandes armas da Guardiã.

 Sua MP2, Tornado, faz com que a Guardiã gire com sua balista, podendo desferir altos danos quando bem utilizada, e também serve para fugir de ataques mágicos ou combos, já que ela pode se movimentar enquanto gira. Sua MP3, Ira Celestial, tem um dano ótimo, mas depende da posição em que o adversário se encontra, podendo desferir tanto altos danos, como baixos. Não é muito utilizada em partidas 1x1, mas em sobrevivências e 3x3, esta MP pode causar sérios danos em área, assim afetando uma grande parte dos inimigos.

 A guardiã possui Corrida no pulo, o que permite escapar rapidamente de seus adversários, e também dar agarradas no ar, sempre surpreendendo seus inimigos. Com esta corrida, também pode usar seu combo de flechas seguido de um golpe com sua balista, jogando o adversário para cima e agarrando-o em seguida. Suas flechas, com altíssimo dano, derrubam facilmente seus adversários, lhe dando tempo de fugir do centro da guerra e montar sua estratégia de longe.

 Seu combo possui apenas três flechas, sendo que a terceira derruba, assim, é muito difícil de ativar o "Berserk" dos inimigos com apenas três flechas, e no caso de utilizar a última flecha crítica no final do combo, também se torna difícil ativar habilidades como esta, pois essa última flecha demora um pouco a sair, assim já reduzindo a barra de "Berserk". Está é uma das suas grandes vantagens.

 O ponto fraco da Guardiã é sua limitação ao uso de ataques. Ela não possui muitos recursos para escapar de seus inimigos, e, quando fica sem MP, é facilmente abatida. Sua mobilidade é rápida, mas seu combo e flecha na corrida podem ser um tanto demorados, assim ocasionando de ter que manter uma distância extra de seus inimigos.

 Sua MP1 é fraca, mas pode-se usá-la em combo, mesmo não dando um dano muito forte. Sua MP2 é rápida e eficaz, mas permite "counter" fácil e nem sempre dá o dano esperado, assim tornando-a pouco utilizada.

 Sua MP3 tem uma área boa, mas um dano relativo, às vezes pode matar instantaneamente seu adversário, às vezes deixa-lo no fatal e às vezes dar um dano baixíssimo, além de ser extremamente fácil de escapar dessa habilidade.

 Em missão, a Guardiã tem um dano muito bom: suas flechas consomem muito HP de seus inimigos, e quando equipadas cartas de roubo de HP, seus ataques podem sugar grandes quantidades de HP.

 Suas flechas sugam muito MP, assim acontecendo um "flood" de Ira Celestial durante a missão, que tem um dano ótimo neste modo, junto com uma área gigantesca, podendo acabar facilmente com os monstros.

#Atributos:
Alcance: Extremo.
Mobilidade: Rápida.
Ofensiva: Média~Alta.
Velocidade de tiro: Média~Alta.
Velocidade de movimento: Alto.
Defensiva: Média.
Dano: Médio~Alto.
Suporte: Médio~Alto.
Recursos:  Baixo~Médio.
Palavras que a descrevem: Alcance, dano e mobilidade.







Nova
#Falas da Nova:
Entrada:
"Vamos lutar, até ao anoitecer."
 "Não seja bobo... hahaha".

Provocar:
"Quer o Ceu ou o Inferno?"
 "Pratique mais um pouco".

Counter:
Texto élfico não disponivel.

No Fatal:
"Ganarrah, Gamuvah, Tienani" - "Me sinto muito cansada".

Vitória:
"Ah... Acho que me sujei"
"Se machucou? hahahaha".




#Uma estrela brilha no céu, a Nova:
 Análise do jogo:

Grand ChaseNova: Sua Gakkung combina a velocidade da besta com o dano do arco longo. Para melhorar ainda mais o movimento ela possui o salto duplo da arqueira.


Análise divina, como realmente é a Nova:

A Nova é a quarta e última classe já lançada da Lire. Usa um Gakkung para atacar seus inimigos. Seus tiros são um pouco lentos comparados com as outras classes, mas sua defensiva é a mais alta.

 A Nova possui um golpe único, sua rasteira. Essa rasteira é a sua chave para sair e esquivar de qualquer oponente, este golpe levanta o oponente e neste meio tempo a Nova pode se distanciar de seus inimigos para armar novas estratégias. Suas flechas mágicas tem um dano médio - alto, podendo causar muito estragos quando unidas com sua rasteira e suas agarradas. Velocidade é a chave para qualquer Nova.

Outra característica marcante e muito eficiente é o seu chute durante o combo. Este movimento faz com que a Nova dê um giro em 360º, levantando o oponente que estiver próximo a ela, com isso se livrando de combos inimigos, podendo agarrar ou usar a rasteira como forma de dano adicional e lhe dando possibilidade de se distanciar de seu adversário.

 Uma Nova rápida não permite que seus adversários causem danos a ela. Unindo o que ela tem de melhor, sua rasteira e seu giro no combo, seus adversários ficam atordoados e sem saber o que fazer para se aproximarem da Nova, já que são quase sempre repelidos por essas habilidades.

 Sua MP1 (Flecha de Energia) é muito útil quando bem utilizada, é ótima em batalhas de delays pois tem um tempo de duração alto, mas esta magia deixa a Nova muito vulnerável quando mal executada, esse é o grande ponto fraco do MP1. Sempre que usar este ataque a nova precisa ter certeza que travará seu adversário completamente, e em caso de falha, sempre é bom ter o mascote em guarda para salvar da grande vulnerabilidade que a magia proporciona à nova.

 Sua MP2 (Chuva Sangrenta) e talvez mais marcante e eficiente é uma chuva de flechas para cima que quando acertadas por baixo do oponente pode causas sérios estragos. Logo depois dessa chuva, abrem-se duas cortinas de flechas que descem ao lado da Nova. Tanto como uma proteção como um fortíssimo ataque, esta magia é com certeza a mais útil da Nova, causando grandíssimo dano em sua descida e travando por completo o adversário, que vê a única saída sendo o "counter".

 Sua MP3 (Explosão de energia) lança quinze flechas retas e com possibilidade de mira durante a execução da habilidade e depois mais cinco flechas juntas como uma rajada, com um dano alto e que derruba o adversário. Está habilidade permite um counter fácil, mas com um alcance e delay ótimos e com flechas indefensáveis pode causar sérios danos ao adversário.

 O grande ponto fraco da Nova está em sua vulnerabilidade na MP1, e sua baixa velocidade em combo requer que as Novas sejam muito rápidas e experientes com esta classe para que possam vencer seus adversários.


#Atributos:
Alcance: Extremo.
Mobilidade: Rápida.
Ofensiva: Média~Alta.
Velocidade de tiro: Média~Alta.
Velocidade de movimento: Média~Alta.
Defensiva: Média~Alta.
Dano: Médio~Alto.
Suporte: Médio.
Recursos: Médio~Alto.
Palavras que a descrevem: Alcance, recursos e mobilidade.







#Conteúdo extra:


#Builds de Atributos para a Lire:
   1 - Build Equilibrada: Para vizualizar a build Clique Aqui!
   2 - Build de Ataque Comum: Para vizualizar a build Clique Aqui!
   3 - Build de Ataque Especial: Para vizualizar a build Clique Aqui!
   4 - Build Híbrida de Ataque Especial e Defesa: Para vizualizar a build Clique Aqui!
   5 - Build Tiro Certeiro: Para vizualizar a build Clique Aqui!


#Builds de Cartas para a Lire:
As alterações entre uma build e outra podem parecer pequenas, mas lembre-se que são equipadas duas ou três cartas em cada um dos equipamentos, assim resultando em uma grande diferença entre as Builds.
   1 - Build Full PVP: Para vizualizar a build Clique Aqui!
   2 - Build Full Missão: Para vizualizar a build Clique Aqui!
   3 - Build Híbrida entre Missão e PVP: Para vizualizar a build Clique Aqui!
   4 - Build Missão + Defesa: Para vizualizar a build Clique Aqui!
   5 - Build PVP + Counter: Para vizualizar a build Clique Aqui!






Considerações finais:
Gostaria de agradecer ao Dammit por ter me mostrado seu guia geral de Ryan dias antes de posta-lo, assim este me servindo como base para o Guia geral da Lire.
Agradeço também ao Zorphye (Dusly aqui no fórum) por colaborar com o Banner e correção ortográfica dos textos, ao Aides! e Dandelion por lerem e colaborarem com suas opiniões sobre os textos. E é claro, a todos vocês que leram o Guia.
Gostaria de agradecer também ao Shiryu por nossa conversa muito produtiva sobre caçadora e reformular o texto da mesma, aprendi realmente coisas que eu não sabia sobre a classe. Obrigado.
As falas Élficas e suas devidas traduções foram retiradas do tópico "Tradução das falas da Lire ~"




#Lembrando que o guia está em fase de edição, logo serão adicionadas as falas, aspectos, curiosidades e outras coisas sobre a Lire. Espero que tenham gostado, até logo!

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